quinta-feira, 29 de maio de 2008

IDE


ROMANOS 1:16

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.”

Nesse versículo, Paulo declara duas coisas importantes: uma sobre ele mesmo e outra sobre o evangelho.
Sobre si, escreveu que a lei de Jesus não lhe era motivo de vergonha.
Paulo não precisaria provar isso, porque era um homem segundo coração de Deus, um homem cuja vida, as intenções, os pensamentos, a sede espiritual, Jesus conhecia muito bem, assim como conhece a todos nós.
Mas Paulo vivia Jesus, mais que viver para Ele, vivia a vida do próprio Cristo! Ele confirmava isso o tempo todo, nas palavras, nas ações, no muito sofrer a que sempre estava sujeito em favor do evangelho, nas acusações... Estivesse preso ou livre, a todo instante, Paulo expressava com ou sem palavras: “eu não me envergonho do teu ensino Senhor!...”
Ele declara em I Coríntios 4:10: “nós somos loucos por amor de Cristo”.
Paulo era conhecido como homem de Deus que “alvoroçava o mundo”!
Se ele, Paulo, tivesse vergonha de pregar, de levar a boa notícia que é Jesus, ao mundo, ele jamais teria alcançado favor de Deus da forma sublime como alcançou! Todos nós temos e adquirimos misericórdia de Deus a cada dia. A Bíblia diz que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã e que elas não têm fim (Lm 3:22 - 23).
Não somos dignos de nada que temos ou somos, tudo nos é concedido imerecidamente (Ef 2:8 - 9), mas Paulo, dispensando integralmente tudo o que ele era e tinha no altar de Jesus, vivendo não a sua própria vida, mas se doando a cada passo ao serviço do reino de Deus, determinou a intensidade com a qual a graça do Senhor o alcançou.
Sem nunca se envergonhar, usufruindo sempre de toda ousadia que era a ele concedida, atraía uma porção dobrada da essência de Jesus para sua vida!
É por não ter tido vergonha, por não ter retrocedido, nem se amedrontado com os desafios com os quais era provado, que seus discursos e mensagens eram tão cheios de fogo, de peso! Só de ler, podemos sentir a força de Deus sobre a vida dele, o poder de Deus sobre sua fala!
Paulo é um exemplo a ser seguido por nós, ele disse: “sede meus imitadores, assim como eu o sou de cristo” (I Coríntios 11:1). Não devemos e não podemos ter vergonha de pregar, de falar de Jesus para as pessoas. Ele renunciou à sua coroa por nos amar, Ele não teve vergonha de passar por tudo o que passou, não podemos também nos envergonhar dEle.
No final do versículo em questão, Paulo se refere ao motivo pelo qual ele não se envergonha do evanglho, dizendo: “pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê...”.
Esse é também um fato do qual Paulo não foi simplesmente informado, ele não escreveu isso aos romanos por ter ouvido de outra pessoa, mas Paulo era um instrumento de Deus que testificava esse fato. Ele era um instrumento através do qual, o próprio Deus liberava o seu poder! Deus salvava a muitos através da pregação de Paulo.
O evangelho era uma arma usada pelo Espírito na sua boca e também, nas suas mãos, pois muitos eram curados através da imposição das suas mãos. Até mesmo as roupas de Paulo curavam (Atos 19:12)!
Ele era uma testemunha viva de que há poder nas palavras e no ensino de Jesus.
Uma vez que se submeteu a esse poder, Paulo começou a ser usado; maravilhosamente usado para a manifestação dos milagres de Deus.
Devemos ir por Jesus, clamar como Isaías: “eis-me aqui, envia-me a mim”.
Paulo foi àqueles que precisavam da salvação; ele anunciava, impunha as mãos, intercedia, profetizava, curava em nome de Jesus, Paulo aceitou o desafio de levar Jesus ao mundo, e nós, como parte daqueles por quem Ele se sacrificou tão duramente, temos que abrir a boca para pregar, falar sobre Seus ensinamentos santos, já que, como podemos entender do final do verso em questão, a salvação é para todos.
Vale citar também, os versos 14 e 15 do capítulo 10 da carta de paulo aos romanos:

“Como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados?”

Nós fomos enviados, Jesus disse antes de ascender aos céus: “Ide a todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

JESUS INTERCESSOR

Na Bíblia da segunda edição da tradução de João Ferreira de Almeida, a passagem de Romanos 8:26 tem o seguinte título: “A Intercessão do Espírito”.
Sabemos que o amor de Deus foi provado de forma física na pessoa de Jesus, mas nesse trecho da carta de Paulo aos romanos, vemos a bondade e o zelo de Deus também de forma espiritual. O que nos revela que, o mesmo Jesus que deu a vida e doou todo seu sangue pela raça humana, intercede por ela junto ao Pai.
Romanos 8:34 diz:

“Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressucitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós?”

Jesus ora por nós, como está testificado em João 17 (“A Oração Sacerdotal de Jesus”), e especifica:

“Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.” > Jo 17:9.

Ainda em uma carta de Paulo, em I Timóteo 2:5, está escrito que Jesus é o único mediador entre nós e Deus. A palavra “mediador” no dicionário tem alguns significados e dois deles são > “o que está no meio” e “intercessor”.
Só Jesus, que está à direita do Pai e como diz o salmo 139, nos sonda e conhece nosso coração e pensamento, tem o poder e a capacidade de ser nosso advogado diante de Deus. Já que, nos conhecendo de forma profunda como está escrito no salmo, sabe o que levar à Deus em oração a nosso favor.
O Espírito Santo disse através de Paulo:

“Porquanto há um só Deus e um só mediador entre deus e os homens, Cristo Jesus, homem”.

Voltando à carta aos romanos, no verso 26 ainda do capítulo 8, sabendo que Jesus e o Espírito são um, lemos que o mesmo Espírito também intercede por nós, o trecho diz “com gemidos inexprimíveis”.
Quando não sabemos como pedir, o que pedir, como nos achegar à Deus, Ele, o Espírito Santo ora por nós e também, por nos conhecer no mais profundo do nosso ser, sabe o que precisamos. O verso 27 diz que ele roga por nós segundo a vontade de Deus!
Eis o nosso privilégio: sermos atendidos pela intercessão de Jesus e do Seu Santo Espírito que é Deus em nós.