quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Falar pra Ganhar!

ATOS 14:1

“Em Icônio entraram juntos na sinagoga dos judeus e falaram de tal modo que creu uma grande multidão tanto de judeus como de gregos.”

Hoje Deus quer nos ensinar sobre o nosso modo de falar >


Cada pessoa que passa por nós e com a qual temos a oportunidade de conversar ou simplesmente pedir ou dar uma informação, é alguém que Deus quis que passasse em nosso caminho. Além, claro, das pessoas com as quais convivemos frequentemente.
E porque Deus coloca certas pessoas na nossa vida, ou porque justamente aquela pessoa passa por nós na rua?... Muitas vezes, pessoas de quem a companhia não nos agrada... Ou então, de manhã, dentro do ônibus, tudo o que queremos é ficar em silêncio até chegar ao trabalho, escola... De preferência ir cochilando até o destino; mas Deus permite que alguém sente ao nosso lado e comece a conversar. E isso é péssimo!
Só que, Ele tem um próposito nessas ocasiões, bem como em todas do nosso dia-a-dia.
Nos aprofundando no estudo dessa pequena passagem do livro de Atos, vemos a importância de saber conversar, aprender a melhor maneira de falar com as pessoas.
Existe algo tão importante chamado: “Entrevista de Emprego”. Em todas as empresas, todos os comércios e instituições, qualquer lugar que deixarmos um currículo esperando uma contratação profissional, caso o contratante se interesse por nosso perfil curricular, seremos chamados à tão temida entrevista de emprego. E porquê? Porque a comunicação oral é fator determinante pra descobrir se uma pessoa será ou não um (a) bom (a) funcionário (a). A forma de falar, no caso do comércio, a forma de atender um cliente já conta em grande parte para efetuar ou não uma boa venda. Com a nossa fala, abrimos ou fechamos portas. Tem pessoas que conseguem ter apenas um contato com um (a) possível novo (a) amigo (a), porque decepcionam já no primeiro “bate-papo” e, ninguém quer no seu ciclo de amizades uma pessoa que não saiba conversar com educação, respeito, que não seja aberta ao humor, que seja intolerante...
E como então, ganhar alguém pra Jesus falando? Na verdade, a maneira mais eficaz de influenciar alguém é com ações, não palavras. Jesus foi mudo para a morte, como um cordeiro, diz a palavra; mesmo assim, com essa atitude, deixou a mais impactante mensagem de amor e redenção que o mundo já viu! Mas, também temos que pregar e falar do amor de Deus para todos à nossa volta.
Será que se fizermos uma abordagem incoerente com esse amor divino, vamos obter a atenção de quem quer que seja às nossas palavras posteriores? Certamente não.
A Bíblia conta uma parte da história de uma mulher samaritana (João 4:7) e a forma como Jesus iniciou uma conversa com ela. A intenção de Jesus era uma só desde sempre: salvá-la. Mas não foi Sua intenção santa que Ele a fez saber a princípio, mas Seu cuidado, Sua despretenção, Sua simplicidade e, especialmente, Sua EDUCAÇÃO que Ele dispensou a ela desde que a abordou. Não adianta falarmos A VERDADE da forma errada, sobretudo para alguém que não teve experiência com Deus! Primeiro, porque a pessoa não vai compreender. Segundo, mesmo se ela escolher (por um milgre) entender o que estamos dizendo daquela forma equivocadíssma, não vai enxergar motivos suficientes para aceitar a mensagem que estamos passando.
Os fariseus que foram enviados para deter Jesus, voltaram sem Lhe por as mãos, tocados por Suas PALAVRAS! Dizendo que nunca tinham visto alguém falar como Ele (João 7: 45 - 46).
Aqui em Atos 14:1, vemos que o que determinou a conversão de um grande número de pessoas, foi a forma que os discípulos falaram sobre o evangelho de Jesus.
Oremos pedindo ao Senhor o domínio próprio sobre a nossa língua, que ela não maldiga, que não seja precipitada, que não aja com arrogância afastando as pessoas da fé de Jesus. Que a nossa fala leve sempre brandura e educação. Que o Espírito Santo sele a nossa língua para consolar os que choram e que todas as palavras que saírem da nossa boca sejam suaves, ensinadas pela mansidão de Jesus, nosso Senhor!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Analogia da Trindade por Benny Hinn

Deus - o sol
Jesus - a luz que ele emite
Espírito Santo - o calor que ele transmite

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Deus de Deserto

Atos 8: 26 >

"Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai em direção do sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto."

Porque Deus nos chama para lugares desertos? Ou ainda, porque Ele nos permite passar por desertos? Sabemos que o Senhor abençoa tanto a comunhão entre Seus filhos amados e a unidade. Mas, vemos nesse verso (e não só nesse), que existem momentos nos quais Deus quer que fiquemos à sós com Ele, com o Seu Espírito. Em todas as Suas ações, há própositos e motivações válidas e santas. Até na solidão? Sim, até nela. Na passagem aqui citada, o próposito era a conversão de um eunuco que passava por Filipe. O Espírito o levou a pregar o evangelho a ele, que aceitando, foi batizado.
Mas a Bíblia diz que a graça de Deus é multiforme, ou seja, Suas razões diferem de pessoa para pessoa e de situação para situação. A forma de Deus agir é tão pessoal quanto nós somos pessoais.
Há algum tempo, Deus me deu uma música que diz:

"Me mostra que há cura no silêncio da nossa relação..." - é assim que muitas vezes Deus quer que fiquemos e que estejamos diante dEle: em silêncio. Sem que nada nos disperse e sem a agitação (abençoada agitação) dos grandes ajuntamentos. A multiforme graça nos faz perceber que Ele está disposto a agir nos retiros, congressos, viagens em grupo e vigílias... Sem descartar que Seu poder se manifesta da mesma forma ou até mais intensamente, dentro do nosso quarto, a sós com Ele, "curtindo" o silêncio da relação Pai e filho!
Tenho vivido esse tempo. Paz, silêncio e solidão santa no Senhor. Não é um deserto que testifica provação, mas nesse caso, diz de se retirar ao colo do Pai e ali ficar, ali estar... É um tempo de preparação para uma nova fase. Deus tem me ensinado, tem me tocado, tem me feito crescer e tem me libertado de coisas velhas para que Ele possa me encher de coisas novas.
Vinho novo, só em odre novo.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Unidade

Atos 4:32

"Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns."


Somos um no Senhor! Um só corpo, um só coração e uma só alma! Tudo o que temos ou somos vem dEle e assim, irmãos na fé e no reino de Deus, saibamos compartilhar as grandezas de Deus na nossa vida, saibamos repartir o que Ele nos concede e as coisas com as quais Ele tanto nos abençoa! Que possamos dizer: "conte comigo" ou "posso te ajudar?"... O nosso ombro não é nosso, nossas mãos são para a obra de Deus, nossos pés devem nos levar a abençoar a outros, a muitos! Que tudo nos seja comum, que nada nos faça bem sem que o nosso coração tenha sede de dividir esse "bem" com o nosso próximo. Que o Senhor nos dê um espírito doador e altruísta a cada passo na caminhada rumo ao céu!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Influência

“Uma grande multidão o seguia porque eles tinham visto os milagres que Jesus tinha feito, curando os doentes.” – João 6:2

Como influenciar alguém a aceitar Jesus? Convencer, a nós, homens, é impossível. A Bíblia diz que só o Espírito Santo convence. Mas, Jesus nos chama de sal da terra e luz do mundo e diz ainda:

“não se ascende uma vela e a põe debaixo de uma vasilha, mas no alto para que ilumine todos na casa”. - (Mateus 5: 13 e 15).

Ele está dizendo que somos luz e temos que iluminar a outros, os que estão nas trevas, temos que influenciá-los.
Interceder é importante e indispensável. Tiago 5:16, diz: “Orai uns pelos outros...” - Mas, no verso em questão, Jesus nos ensina uma outra forma tão importante quanto, de levar os ímpios a conhecer a Deus: fazendo a coisa certa.
Está escrito que a multidão seguia Jesus por aquilo que Ele tinha FEITO. E em outra passagem, Jesus diz:

“...aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai”. – João 14:12

Jesus voltou para o Pai e nos deixou em Seu lugar para influenciar como Ele influenciou. Por isso e para isso, Ele nos permite realizar os Teus sinais.
Em João 13:15 Jesus diz:

“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”.

Nosso comportamento diz mais que palavras por si só. Nossas atitudes é que vão fazer com que as pessoas enxerguem a Cristo e Seu evangelho. Alguém já disse:
“Suas ações gritam tão alto, que não consigo ouvir o que você diz!”
Temos que, mais que pregar, agir em acordo com os passos daquele que dizemos ser nosso guia, nosso mestre.

É pelos sinais que Deus nos permitir praticar e pela vida consagrada a Ele, que chamaremos a atenção da “multidão".

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

João 4:42

"– Agora não é mais por causa do que você disse que nós cremos, mas porque nós mesmos o ouvimos falar. E sabemos que ele é, de fato, o Salvador do mundo."

Como é importante termos nossas próprias experiências com Deus! E, diante do que ouvimos das pessoas que O conhecem, corrermos para perto dEle a fim de experimentarmos também, a mesma graça. Ouvir alguém dando um testemunho e contando as maravilhas de Deus em sua vida, é algo muito edificante. Mas, sentir o mover do Espírito no coração, ouvir a voz dEle falando pessoalmente conosco, chorar em adoração diante do Seu Trono... Vai muito além de relatos. É andar com Deus! Indiscutivelmente, se nos entregamos a Deus, são nossas experiências pessoais que mais nos fazem crescer na fé, amadurecer, amá-lO cada dia mais e se sujeitar ao Seu querer.
Crer em Jesus porque ouvimos falar dEle é bênção, é válido e é importante. Crer nEle porque O vimos, O sentimos e O ouvimos falar dentro de nós é sobrenatural e incomparável!...
- Hoje e sempre, dá-nos experiências contigo, Senhor!-

domingo, 6 de fevereiro de 2011

300

No capítulo 6 do livro de Juízes, Gideão, filho de Joás é chamado por Deus.
O verso 11 diz que ele estava trabalhando no momento em que Deus enviou um anjo para falar com ele. O anjo disse: "o Senhor é contigo, homem valente!". Mas, Gideão começa a questionar a Deus sobre todas as adversidades e o jugo dos midianitas. Em seguida, Deus o envia a livrar Israel da opressão e do domínio deles e o encoraja, prometendo vitória. Gideão se acovarda, se dizendo ser o menor de sua família, que era a mais pobre de Manassés.

Essa é muitas vezes nossa atitude diante do chamado de Deus. Como Saul, que ao ser escolhido para ser rei, se escondeu (I Sm 10:22). Há situações em que tentamos nos esconder de Deus e do que Ele nos confia. Esquecemos que Ele é sábio em tudo e sobre nós, oferece só o melhor.

No verso 34 do capítulo 6, ainda em Juízes, a Bíblia relata que o Espírito de Deus revestiu a Gideão. E, qual é a nossa atitude quando somos revestidos do Espírito Santo? É triste ver que muitos de nós nos acomodamos nas delícias do mover do Espírito dentro de nós e, esquecemos de continuar "a luta". Ou ainda, iniciar, travar uma guerra contra o mundo, resgatando vidas para o Senhor:

"Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo." - I João 3:8

"Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens..." - Tito 2:11

Gideão, ao ser cheio do Espírito, chamou através de uma buzina os abiezritas. Que eram muitos. Se ajuntaram a ele e Gideão lhes delegou funções, separou mensageiros, começou a prepará-los para a batalha.
Essa deve ser nossa postura ao sermos preenchidos e agraciados pelo Espírito de Deus: mãos à obra! Usufruir da força desse mesmo Espírito para vencer batalhas e destruir o inimigo de nossas almas. Não ceder, não se deixar abalar nem estagnar, o Espírito Santo em nós é FORTALEZA!
O capítulo 7 conta que Deus quis que fossem apenas 300 homens, para abater o povo inimigo, que eram tão numerosos, a Bíblia diz, como a areia do mar!
Que possamos confiar em Deus, na Sua força sem limites e avançar sem covardia, a fim de guerrear e vencer as guerras que Ele nos confiar.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dever do Servo

"Por acaso o empregado merece agradecimento porque obedeceu às suas ordens? Assim deve ser com vocês. Depois de fazerem tudo o que foi mandado, digam: “Somos empregados que não valem nada porque fizemos somente o nosso dever." - Lucas 17: 9 - 10


O que Jesus quer nos dizer com essa fala? Talvez, sobre nossa vaidade e a supervalorização do nosso ego...
Nós não somos nada além de empregados, contratados, recrutados por Deus. Sim, nós temos muito valor e somos muito amados! Mas, o reino de Deus é feito de extremos. Alto extremo e baixo extremo:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna!” - João 3:16

Essa é uma linda e grandiosa realidade! Ele deu o Seu FILHO ÚNICO para que nós, que cremos nEle, vivamos eternamente no Seu reino, o Reino do filho do Seu amor! Esse é um alto extremo.
Em contrapartida, se nos dispomos a ir por Ele e a levar o Seu evangelho a toda criatura, então, não somos mais que empregados e escravos da Sua vontade. Se nos dispomos, essa é a nossa nova filosofia de vida.
Não somos melhores por sermos dEle, ao contrário, nós é que diminuímos para que a graça de Deus se manifeste na nossa vida e através dela. Nós nos anulamos, anulamos a nossa pessoalidade para O servir.
E servir, é o nosso dever, não nosso mérito. É um privilégio e não motivo de orgulho.
Somos obedientes, nada além. Não somos bons, somos empregados simplesmente. A obrigação do empregado é obedecer ao seu Senhor, sem que isso o faça sentir grande diante dEle ou dos homens.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Pequena Semente, Frutos do Reino!

"Jesus disse:

– Com o que o Reino de Deus é parecido? Que comparação posso usar? Ele é como uma semente de mostarda que um homem pega e planta na sua horta. A planta cresce e fica uma árvore, e os passarinhos fazem ninhos nos seus ramos."

Na minha opinião, o que há de mais rico nas pregações de Jesus são Suas analogias. As comparações que Ele fazia para que, os que O ouvissem, entendessem exatamente o que Ele queria dizer. E, na maioria das vezes, usava tais comparações para expor a definição do Seu reino.

Um grão de mostarda -
A semente da mostarda é a menor de todas e, por mais de uma vez, Jesus cita-a dando a ela um valor extremo e incomparável!
No verso em questão, Ele nos mostra algo tão simples, mas, ao mesmo tempo, lindo! Ele nos deixa claro que, de coisas pequenas e aparentemente insignificantes, Deus faz surgir coisas grandiosas! À partir de pequenas atitudes, vamos nos aproximando do Reino de Deus e abençoando outros.

"A planta cresce..." - quando buscamos ao Senhor e obedecemos Sua lei, crescemos espiritualmente e pessoalmente. Somos pessoas melhores e mais felizes. Ficamos mais sensíveis e cada dia mais sedentos por tê-lO mais presente no nosso dia-a-dia, em cada momento dele.

"e fica uma árvore..." - Por fim, somos uma planta formada. Grande, vistosa e cheia de frutos! Somos mais que um ser vivo simplesmente, somos eternos! Fomos enraizados na Rocha que é Jesus e alcançamos a dádiva da vida eterna no céu. Temos futuro nEle (futuro certo!) e Ele se agrada de nós por ver o que nos deixamos tornar por Suas mãos. Ele se alegra porque nossos frutos alimentam a muitos, Seus filhos amados.

"...e os passarinhos fazem ninhos nos seus ramos." - essa é nossa vocação, essa é a essência do Reino de Deus: servir! Deus faz de nós Sua casa, morada do Seu Espírito, para que aprendamos com Ele e sejamos "casa" de outras pessoas também. Ele quer nos ensinar a ser refúgio, aconchego, ombro amigo, abraço, olhar carinhoso, sorriso, acolhimento... Isso é ser casa e abrigo para os que precisam de Deus. É levar Deus nas nossas ações, desde um olhar!
Esse é o Reino de Deus: ninho para amparar os necessitados e proteger a todos nós, Seus passarinhos!...