quarta-feira, 28 de maio de 2008

JESUS INTERCESSOR

Na Bíblia da segunda edição da tradução de João Ferreira de Almeida, a passagem de Romanos 8:26 tem o seguinte título: “A Intercessão do Espírito”.
Sabemos que o amor de Deus foi provado de forma física na pessoa de Jesus, mas nesse trecho da carta de Paulo aos romanos, vemos a bondade e o zelo de Deus também de forma espiritual. O que nos revela que, o mesmo Jesus que deu a vida e doou todo seu sangue pela raça humana, intercede por ela junto ao Pai.
Romanos 8:34 diz:

“Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressucitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós?”

Jesus ora por nós, como está testificado em João 17 (“A Oração Sacerdotal de Jesus”), e especifica:

“Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.” > Jo 17:9.

Ainda em uma carta de Paulo, em I Timóteo 2:5, está escrito que Jesus é o único mediador entre nós e Deus. A palavra “mediador” no dicionário tem alguns significados e dois deles são > “o que está no meio” e “intercessor”.
Só Jesus, que está à direita do Pai e como diz o salmo 139, nos sonda e conhece nosso coração e pensamento, tem o poder e a capacidade de ser nosso advogado diante de Deus. Já que, nos conhecendo de forma profunda como está escrito no salmo, sabe o que levar à Deus em oração a nosso favor.
O Espírito Santo disse através de Paulo:

“Porquanto há um só Deus e um só mediador entre deus e os homens, Cristo Jesus, homem”.

Voltando à carta aos romanos, no verso 26 ainda do capítulo 8, sabendo que Jesus e o Espírito são um, lemos que o mesmo Espírito também intercede por nós, o trecho diz “com gemidos inexprimíveis”.
Quando não sabemos como pedir, o que pedir, como nos achegar à Deus, Ele, o Espírito Santo ora por nós e também, por nos conhecer no mais profundo do nosso ser, sabe o que precisamos. O verso 27 diz que ele roga por nós segundo a vontade de Deus!
Eis o nosso privilégio: sermos atendidos pela intercessão de Jesus e do Seu Santo Espírito que é Deus em nós.

Nenhum comentário: