sexta-feira, 26 de setembro de 2008

3 NOVAS CHANCES – “LÁZARO”

No evangelho de João, no capítulo 11, está relatada a história da morte de Lázaro, um amigo de Jesus e também a forma pela qual Ele, Jesus, manifestou Seu poder naquela situação.
Existem alguns pontos que merecem ser fixados; são eles:

1) No momento em que Jesus foi avisado da enfermidade de lázaro, Ele liberou uma palavra de vitória, dizendo que aquele acontecimento não seria para a morte, mas para a glória de Deus;

2) Mesmo sendo informado sobre a doença, ainda permaneceu dois dias no lugar onde estava;

3) Jesus se referiu à morte de Lázaro como sendo um “sono”.

4) Ao chegar Jesus em Betânia, Marta - irmã de Lázaro - ingênuamente O exorta, dizendo que se Ele estivera lá, seu irmão não teria morrido.

> Do primeiro ponto, aprendemos a ser otimistas e cheios de fé, mirando-nos na palavra de vitória de Jesus aos dicípulos. Ele sabe de todas as coisas e se confiarmos nEle, viveremos de glória em glória. Aprendemos também a não nos desesperar diante das adversidades, mas apenas crer na intervenção de Deus.

> Do segundo ponto, aprendemos que Jesus, tendo para nós um plano e um propósito, não vai se apressar em agir, mas agirá no tempo oportuno. Ele ficou mais dois dias na cidade onde estava, porque sabia exatamente a hora certa de chegar em Betânia.

> Do terceiro ponto aprendemos sobre a visão de Cristo à cerca da morte. Ele é onipotente, venceu até mesmo a morte. Sendo assim, aos Seus olhos, a morte pode ser apenas um sono. Jesus não se assusta ou sequer se intimida com más notícias, ao contrário, nesse caso, chamou os dicípulos da forma mais natural possível, a ir com Ele “despertar” Lázaro de um “sono”.
Devemos agir da mesma forma, com toda fé e ânimo ante os momentos difíceis; foi Jesus mesmo quem disse: “tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

> No quarto ponto, vemos em Marta uma atitude própria do ser humano, que sem entendimento, critica a Jesus, julgando ser demorado o socorro dEle para conosco, julgando ser Ele negligente em nos ouvir e atender nas provações.
Aprendemos que Jesus nunca chega atrasado, mas sabe a hora perfeita de agir, e age em nosso favor, sempre em nosso favor. E, embora algumas vezes não somos capazes de entender: todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Ele!
No verso 25, Jesus é claro com Marta dizendo que Lázaro ressucitaria não no dia final, mas que Ele, Jesus, é a própria ressurreição encarnada e a vida, e diz ainda que, quem crê nEle, ainda que esteja morto viverá.
Às vezes não é preciso esperar muito, mas o cumprimento do sonho, da promessa, está perto, e Jesus chega a anunciar a vitória! Devemos estar atentos e vigilantes para não deixar passar a oportunidade e o grande momento de romper.
Nos versos 33 e 35, vemos um “Jesus humano”, não como Deus que era e é, mas como homem que se comove e se perturba no seu íntimo e chega a chorar. Fato esse, que nos consola em meio às angústias, saber que até Deus chorou! Quem somos nós para tantas vezes nos fazer de fortes? O consolo dessa questão está em sabermos que podemos nos abalar, nos entristecer sem receios, mas sempre crendo que não estamos sós e que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer.
No verso 39 Jesus dá uma ordem, antecedendo o milagre que iria realizar, nos ensinando assim, que Ele não fará aquilo que é possível a nós, fazermos, aquilo que está dentro das nossas possibilidades. Retirar a pedra era tarefa de quem estava ali para ver o milagre e não do Autor do milagre.
Algumas vezes, Deus está esperando de nós uma atitude que é de nossa responsabilidade, para então realizar prodígios na nossa vida e alterar totalmente o curso da nossa história, como fez a Marta, Maria (a outra irmã de Lázaro) e Lázaro.
No verso 40 Jesus demonstra a Marta não estar nem um pouco interessado na condição em que se encontrava seu irmão. Marta se mostrou receosa, citando o tempo que Lázaro já havia morrido (4 dias), mas Jesus a encoraja, tentando fazê-la não duvidar; Ele disse:

“Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?”

Deus não está focado no tamanho do nosso problema, Ele não quer saber desde quando estamos "mortos", e há quanto tempo estamos dormindo pra Ele, ou ainda, o quão atribulados estamos, mas Ele apenas nos incentiva a crer, a crer para vermos a glória se manifestar na nossa vida!
E enfim, no verso 43, a palavra de Jesus, o poder da imperatividade que há na palavra de Jesus!... Palavra que sara, que cura, que salva, que ressucita! Há poder na palavra que procede da boca de Deus!

Nenhum comentário: