sábado, 12 de abril de 2014

Isaías Sobre a Espera

"Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." Isaías 40:31

Esperar em Deus pelo que quer que seja, mesmo uma simples resposta, nos faz refletir a respeito daquilo pelo qual estamos esperando. Não se queremos, realmente, o que pedimos, mas até que ponto aquilo será benéfico para nossa vida futura. Se trata de uma reflexão a longo prazo.

O passar do tempo, o silêncio de Deus e nosso crescimento e aprendizados pessoal nos leva a uma "dimensão de nós mesmos" que vai além do que temos como necessidade até então. O verso acima não afirma que vamos alcançar o que pretendemos em Deus, seja materialmente falando ou não; mas afirma que independente do alvo que traçamos, se esperamos nEle estaremos fortes sempre! Uma vez que, se nos sentimos fracos é porque nossa esperança mudou de foco.

E ainda, posso aqui trazer a velha analogia que a Bíblia faz de nós com as águias - velha, porém sempre válida e eficaz. A águia se destrói para se reconstruir! Chega o momento em que ela reconhece que seu velho bico e as velhas e usadas garras já não atendem mais às suas necessidades de sobrevivência: é preciso "deixar ir"... Mesmo que doa, é necessário que se abra mão do que é velho em nós para que coisas boas e novas nos invadam. Garras novas e fortes e um bico também renovado e estável são dados à águia que tem coragem de se machucar na perda, para então ser radicalmente recompensada!

No nosso caso, subir com asas como águias, apesar de soar poético, se mostra como um grande desafio que nem sempre estamos dispostos a, sequer, almejar. Mas, se o verso diz que há força na espera e que podemos "correr" sem nos cansar, o "centro" não deve estar em nós e nas nossas fraquezas, mas sim em quem se espera.

Entregar a Deus nossas expectativas e descansar, certos de que Sua força vai conosco até o fim se renovando no nosso espírito, nos permite enxergar com mais suavidade a ideia de restauração da águia e nunca, jamais, em hipótese alguma, nos deixar esmorecer.


Nenhum comentário: