quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Três Coisas

I Sm 10:17 - 27

*Samuel ungindo Saul como rei


Existem 3 coisas que nos chamam atenção nesse texto.
> A primeira coisa é a ingratidão do povo.
O Senhor lembra ao povo as bênçãos que dEle vieram e declara que apesar de todas elas, o povo O estava rejeitando, desprezando Sua voz, Sua sabedoria e desagradando a Ele com insistência. Deus diz:

“Eu fiz subir a Israel do Egito, e livrei-vos da mão dos egípcios e da mão de todos os reinos que vos oprimiam. Mas vós tendes rejeitado hoje a vosso Deus, que vos livrou de todos os vossos males e trabalhos, e lhe tendes falado: Põe um rei sobre nós.”

Quantas vezes nós nos esquecemos de olhar pro Senhor, quantas vezes nos esquecemos de tudo que dEle veio ao nosso benefício para somente pedir e insistir na nossa própria vontade! Se Deus está nos dizendo “não” há muito tempo, devemos agradecer. Aprender que, o “não” de Deus é sinônimo de bênção escondida. Mesmo que ainda não possamos ver, Ele nos abençoa grandemente com cada porta que à nossa frente, Ele fecha.
Mas sobre o povo de Israel, O Senhor, do alto da sua bondade, atendeu ao pedido e constituiu como rei, um homem da tribo de Benjamim, que era Saul.
> A segunda coisa que nos chama atençao é a covardia de Saul.
Se formos lá ao cap 9, veremos que o Senhor já tinha revelado a Samuel que Saul seria rei; disse o Senhor a Samuel:

“Amanhã a estas horas te enviarei um homem o qual ungirás sobre príncipe do meu povo Israel”.

E Samuel, quando contou a Saul, ouviu dele:

“Porventura não sou benjamita, da menor das tribos de Israel? E a minha família, a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim?”

Mas Samuel, o tempo todo o encorajava. Ele dava a Saul, orientações vindas do Senhor e o incentivava! Mas quando Deus, diante do povo, o foi levantar como rei, estando o povo ansioso e esperando para o aclamar, Saul se escondeu, se acovardou! Foi preciso que o Senhor falasse que ele estava escondido.
Não devemos ter medo diante do dia da nossa exaltação, é promessa do Senhor! Uma vez confiando nEle, devemos ter ousadia e tomar posse, sem nos escondermos atrás de nada ou de ninguém.
Não é insistência, como o povo de Israel fez, mas é sim, ousadia! Deus é ousado, radical e os filhos são o reflexo do pai, o filho é o pai aprimorado, ele tem as qualidades do pai e outras mais. Foi o Senhor Jesus quem disse que faríamos os prodígios que Ele fez e outros ainda maiores! Se tem uma característica que temos que ter para por em prática o que Jesus disse, é ousadia . Como vamos curar em nome de Jesus se não tivermos coragem de chegar perto das pessoas? Como vamos ressucitar mortos se quando o Senhor nos chama, ficamos constrangidos e tentamos nos esconder dEle?
Saul foi covarde, por isso ganhou a desconfiança do povo.
No verso 27 está escrito que os filhos de Belial disseram:

“Como poderá esse homem salvar-nos?”

> E a terceira coisa que nos chama atenção é o temor de Samuel.
No verso 25 vemos que Samuel, apesar de ter ouvido do próprio Deus que o povo iria pedir um rei e que o clamor do povo chegou até Ele, apesar de O próprio Deus também ter apontado a Saul pra reinar em Israel e, apesar de o povo todo estar aclamando aquele rei, ou seja, embora Samuel tivesse o apoio da maioria, ele colocou tudo diante do Senhor! Escreveu num livro e pos diante do Senhor.
Às vezes tudo que nós precisamos é da orientação de Deus, é colocar nossa vida diante do Senhor pra Ele reger, pra aprendermos dEle.
Samuel tinha um povo inteiro gritando de alegria pela escolha daquele rei. A Bíblia diz que “o povo se rompeu em gritos exclamando: viva o rei!”, mas ele não se deixou levar por aquilo, ele era temente a Deus a ponto de não olhar os homens, mas sempre ao Senhor.
E, mesmo diante de tanta festa, ele foi colocar a satisfação do povo diante do dono daquela festa, o responsável por aquela alegria, o único que é O Rei de toda sabedoria e que elegeu Saul, mesmo sendo da menor tribo, e da menor família, porque Deus escolhe as coisas que não são pra confundir as que são.

Nenhum comentário: