quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sede de ver sede

É impressionante como, apesar da Palavra de Deus não oscilar, a mensagem do evangelho ser única e constante, nós cristãos mudamos radicalmente de tempos em tempos. O chamado "meio cristão" às vezes mais parece uma rede de televisão que, a cada ano muda seus recursos, sua estrutura visual e sonora e sua grade de programação para adquirir um maior número de adeptos.
Damos codinomes ao evangelho de Jesus, quando seu único nome é Evangelho da Salvação. Não existe evangelho da prosperidade, evangelho da cura ou qualquer outro senão o da SALVAÇÃO. Porque aos salvos nada falta. Eis o centro da missão de Jesus enquanto andou nessa Terra: dizer que devemos buscar o reino de Deus, somente o reino e tudo mais virá em acréscimo.
Fazemos sobressair no nosso sermão o que é válido para nossa própria mente e convicção... Nem sempre somos boca de Deus, às vezes somos a voz ou o grito do nosso próprio coração.
Lendo os livros dos sermões dos grandes heróis da fé que viveram séculos atrás, nada enxergamos a não ser Jesus e Sua mensagem de salvação. Sermões que duravam horas e horas, mas que mantinham uma multidão inteira concentrada todo o tempo, na maioria das vezes, em pé. Como? Porque hoje os cultos têm hora pra terminar e isso é chamado de "ordem e descência"? Porque antes a mensagem era dura, mas com 10 vezes mais ouvintes e 100 vezes mais de conversões no momento do apelo? A resposta é o amor de Deus encarnado, o Verbo que era O própirio Deus e que desceu até nós! Jesus Cristo, com rispidez ou não, atrai, chama a atenção, conquista e prende o olhar. Qualquer alma sedenta, qualquer espírito cansado diante da Fonte das Águas Vivas, vai ficar parado pra saciar sua sede, sua necessidade, não importa quantas horas forem cobradas, contanto que ela perceba que ali está a verdadeira solução e o verdadeiro preenchimento para sua vida vazia.
Acontece que hoje, não tem água viva, não tem alimento sólido, nem é oferecida a tão almejada solução.
Por mais que uma pessoa não reconheça a necessidade do governo de Deus na sua vida, a alma humana tem sede de Deus. Ela reconhece como qualquer outro ser, quem a criou e tem necessidade da manifestação do Seu criador na sua estrutura. A alma humana, mesmo que a pessoa física não tenha consciência, clama por Deus. Assim, ela sabe onde está Deus quando Ele se aproxima dela. Ela sabe se tem verdade, se é realmente o que ela precisa, ou se não vale a pena esperar pra ver o que vai acontecer ao final. Nem por curiosidade.
Onde estão os sermões que faziam as pessoas gritarem pela dor do pecado, dor do arrependimento, dor da conversão verdadeira?... Onde estão eles que verdadeiramente querem levar a salvação DADA por Cristo na cruz, sem prometer nada a respeito disso, senão a grande promessa e herança: a vida eterna?
Como disse Juliano Son, quando será feita nas igrejas alguma campanha do "negue-se a si mesmo", campanha dos 7 dias para aprender a amar o meu próximo, campanha dos 40 dias de jejum para que eu possa carregar minha cruz?... Ele também diz que a igreja não prega mais a mensagem da morte porque ela mesma não está disposta a morrer.
A mensagem do evangelho é toda renúncia, matar as nossas vontades, doação, sacríficio... Mas quando as almas que vivem no escuro, nos dias de hoje vão às igrejas à procura de um pouco de luz, só vêem espelhos, é a própria imagem delas refletida. Elas vêem pessoas que também têm os mesmos sonhos, que também brigam pelas mesmas coisas que elas no âmbito profissional, político, religioso... Não têm nada de novo pra mostrar pra elas, só a mais pura e simples humanidade. Sem verem espiritualidade, no momento em que a reunião termina (com o horário religiosamente respeitado) saem vazias tal como entraram.
As pessoas que vivem longe de Cristo estão mortas para a vida eterna. Onde estão os que vão dizer a elas que a morte é válida quando bem direcionada? "Quem perder sua vida por amor de mim, a achará..."
A palavra é de vida, renovo, descanso e renúncia... Só estamos influenciados por ela se transmitimos o que ela é, o que ela produz, o que ela declara.
Para levar a mensagem verdadeira temos que vivê-la verdadeiramente. A forma, Jesus disse:

"Quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo. Dia-a-dia tome sua cruz e siga-me"

Nenhum comentário: