terça-feira, 3 de junho de 2008

APRENDER A DEPENDER



2 Cr 20:12 – 22

O verso 12 desse texto é o final de uma oração linda do profeta Josafá onde ele coloca toda confiança no braço forte do Senhor, uma vez reconhecida a incapacidade dele de vencer a multidão que lhe vinha em combate.
Josafá sabia e tinha humildade para declarar que nele não havia força pra resistir ao inimigo e que não tinham, nem ele, nem o povo de Judá ou Jerusalém, um meio ou uma estratégia para vencer, mas confiou no Senhor e se entregou nas mãos dEle!
E Deus, tendo levantado o profeta Jaaziel declarou que era Ele quem estava lutando e pelejando, o Senhor declarou Sua fielidade, Sua grande e incomparável força e Seu amor por quem clamou por Ele, prometendo vitória!
Ele disse:

“Não tereis que pelejar, tomai posição e ficai parados e vede o livramento que o senhor vos dará!”

Ficai parados! Quantas vezes nossa vitória só depende de não fazermos nada, quantas vezes é chegada a hora do Senhor atuar e nós ficarmos quietos e escolhemos, erradamente, agir!...
Temos que lembrar que servimos a um Deus sábio e forte, e parar diante dEle quando somos exortados a fazer isso, parar pra ver Seu poder sendo manifestado na nossa situação difícil, no nosso problema que muitas vezes, já dura tanto tempo!
Como é bom crer num Deus que é forte e que não só isso, mas também usa Sua força pra pelejar em nosso lugar!
Creia que desde que o Senhor vir a sua disposição e dispensação liberada a Ele, entrará e pelejará por você, Ele tomará a batalha no seu lugar.
Deus reconhece nossa incapacidade e nossas limitações, Ele sabe que nada somos, nada podemos, nada sabemos fazer sem Ele a nos guiar, sem Ele na nossa frente a nos proteger, sem Sua sabedoria a nos orientar, a nos mostrar o caminho.
Deus conhece nossa natureza humanamente falida, nada que possamos ter de bonito ou de bom na nossa formação é o bastante para nos colocar numa situação de auto – suficiência e, foi Ele que nos criou assim, limitados, pra que nós recorrêssemos a Ele e nos entregassêmos integralmente.
Pois só assim, só "no Senhor", teremos plenitude de alegria!
O salmo 103:14 diz que Ele conhece nossa estrutura e sabe que somos pó!
Deus nos conhece, Ele sabe até onde podemos chegar, sabe tudo sobre nossa estrutura física, psicológica e espiritual, pois nos fez.
Essa parte da história de Josafá nos ensina algo simples, mas que muitas vezes, deixamos de lado. Josafá aqui, nos ensinou a depender de Deus!
E o que é preciso pra dependermos totalmente de Deus?
Duas coisas.
A primeira, reconhecer que nada podemos fazer sem o Senhor. Foi o próprio Jesus que disse em João 15:5 “sem mim nada podeis fazer”. É preciso que nos vejamos exatamente como somos diante de Deus. É preciso que nos coloquemos no nosso lugar de pó, lugar de humilhação, de consagração ao poder dEle.
Uma vez reconhecidas nossas restrições humanas e inabilidades, a segunda e última coisa a fazer é literalmente nos jogar nos braços dEle, nos entregar declarando essa sujeição, essa renúncia de nós mesmos, declarando nossas impossibilidades, nossa dispensação sem medida!
Deus nos escuta, Ele briga por nós, creiamos que Ele é um Deus de amor, que Ele é um Pai amoroso demais pra nos desamparar. Nos coloquemos na dependência de Deus, debaixo da mão dEle e, com Jesus à nossa frente às guerras virão, mas através dos profetas, ou da própria voz do Senhor ao nosso coração, saberemos e veremos que a vitória é certa!

Nenhum comentário: