sábado, 14 de junho de 2008

"EIS QUE TUDO SE FEZ NOVO"

Deus é amor; Ele DEU seu filho único para que a humanidade tivesse vida e vida em abundância (João 10:10), também para que como está em João 3:16, “todo aquele que nEle crê, não pereça, mas tenha vida eterna”. Todo o que nEle CRÊ, é importante lembrarmos!
Jesus veio para proporcionar que a graça de Deus nos fosse liberada, porque Paulo na carta de Romanos em 3:23 explica que “todos pecaram e SEPARADOS estão da glória de Deus”; por isso Deus enviou Jesus; Ele é nosso REDENTOR, como está em Romanos 3:24, “Sendo justificados GRATUITAMENTE pela sua graça, pela REDENÇÃO que há em Cristo Jesus”. Redenção quer dizer resgate, salvação.
João nos ensinou na sua 1° carta que Jesus também é nosso ADVOGADO junto a Deus: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”.
Jesus veio para “advogar nossa causa”, e não só isso, mas também, pagar, ser condenado por nossos erros e pecados, em nosso lugar.
Ele, diz a Palavra, é PERDOADOR: “Se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”; nos PURIFICAR de toda a injustiça! Jesus nos PURIFICA.
A morte reinava através de satanás antes da vinda de Jesus: “Se pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que RECEBEM a abundância da graça e o dom da justiça REINARÃO EM VIDA por meio de um só, a saber, Jesus Cristo” – Rm 5:17.
Satanás foi esse “ofensor” que Paulo cita e, pelo pecado dele, o mal imperou até que Deus enviou Jesus. O verso seguinte diz:
“Pois assim como, por meio de uma só ofensa, veio juízo sobre todos os homens para CONDENAÇÃO, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a JUSTIFICAÇÃO que dá vida”. Jesus nos JUSTIFICA.
Jesus é nosso redentor, advogado, perdoador, purificador, justificador e salvador; como também está em Lucas 2:11 > “Pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.
Isaías profetizou a respeito de Jesus: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desvia pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de todos nós”.
Os nossos pecados foram APAGADOS pelo sangue de Jesus através do sofrimento dEle na cruz; está em I João 1:7. E, quando O aceitamos, somos agraciados com vida nova: “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” Romanos 6:4.
Nós fomos, de forma espiritual, crucificados com Cristo e não vivemos mais sob o julgo do pecado: “Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.” Romanos 6:6.
Romanos 8:1 diz: “Agora pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. NEHUMA CONDENAÇÃO! E é assim, pois Ele, o próprio Jesus, é nossa justificação diante de Deus; Ele pagou nossa dívida e não estamos mais condenados.
Em Miquéias 7:18 diz: “Quem, ò Deus, semelhante a Ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia.”
Deus nos perdoa e se esquece do mal que fizemos quando estamos vivendo em “novidade de vida”. No verso em que segue, está escrito que Ele lançará nossos pecados nas profundezas do mar.
Efésios 2:8 diz, “Pela graça vós sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós, mas é dom de Deus”.
Nós fomos salvos pela graça de Deus através da ‘doação’ de Jesus.
Ainda em Efésios diz: “Outrora éreis trevas, mas agora sois luz do Senhor”.
Romanos 6:14 diz, “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça”.
Jesus veio nos ‘devolver’ a graça de Deus que perdemos quando o pecado entrou no mundo, assim, não estamos mais sujeitos ao julgo da escravidão antes imposta pelo diabo, nem à submissão da lei de Moisés, que era soberana antes da vinda de Cristo; Jesus trouxe a graça e aboliu a lei. E é por ela, pela graça de Deus manifesta em Jesus, que somos salvos pelo seu sofrimento, morte e ressurreição.
Jesus adquiriu, quando ressuscitado, as chaves da morte e do inferno (Apocalipse 1:18), o pleno domínio sobre o mal e sobre o pecado, nos dando juntamente com Ele esse domínio: “Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum” (Lucas 10:19).
E por último, “Assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que TUDO SE FEZ NOVO” (II Coríntios 5:17).
Uma vez renovados, nascidos de novo em Cristo (João 3:5), não só estamos, mas SOMOS JUSTIFICADOS e REMIDOS de todo pecado que cometemos no passado, pela graça de Deus nosso Pai!

Nenhum comentário: