sábado, 20 de novembro de 2010

SECULAR

"Se você estuda livros que se opõe àquele inspirado, será que não está consciente de que isso leva ao declínio?... Se você ler os livros babilônicos de hoje, alcançará o espírito deles, e é um espírito estranho que o desviará do Senhor seu Deus... Eles confundirão sua mente e profanarão sua fé... Quase não se pode achar nesses dias um livro que seja inteiramente isento do levedo moderno, e a menor partícula dele fermenta até produzir o erro mais insano."

Esse é um trecho de um sermão de Charles H. Spurgeon, um famoso evangelista que viveu de 1834 a 1892.
Ler essas palavras me fez lembrar de secularidade, de uma forma geral e de como somos encantados pelas idéias da modernidade cultural e por teorias que fogem completamente à palavra da Verdade.
Livros, então... Quanta besteira disfarçada de ciência e quanta mentira disfarçada de inteligência!... Os títulos que não são inspirados pelo Pai da santa inspiração, não são capazes de atrair os que "têm a mente de Cristo", que é o Espírito Santo. Assuntos que nascem na mente humana na sua mais medíocre meditação ou no seu mais inútil momento de estudo. O ato de estudar aquilo que contraria a fé de Cristo é como dispensar energia em algo que não é real, o resultado nunca será visto. Pelos cegos de espírito, pode até vir a ser, não somente vislumbrado, mas também, aclamado e condecorado, mas aos que dos olhos, as escamas já caíram, certas obras literárias não são mais que um amontoado de ortografia e gramática dignas do lixo!
O prazer em ler está além de termos acesso ao sentido que há no tal texto, reside na profundidade e no ato de poder, sem que isso retire de nós o Espírito Santo, absorver o que foi escrito.
E, se não há qualquer sinal de "vida", de uma vivência que impulsiona para o bem, para o avançar, para o alvo, então não merece a atenção que venha de um coração que tem Jesus como seu Senhor.
Entrenimento é válido e falando dos filmes por exemplo, é bom podermos vê-los, nos distrair com eles e, quanto aos livros, o apóstolo Paulo disse ao seu amigo Timóteo: "persiste em ler..." mas, que seja repugnado por nós, todo escrito que vem tentar, embora sem êxito, agredir ou profanar a sã doutrina de Deus.

Nenhum comentário: