quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Raabe


Quem pode julgar? Quem tem uma dignidade tal, que com ela, possa medir o comportamento ou a atitude de alguém? Qualquer pessoa responderia "ninguém", inclusive, qualquer um que tenha o hábito corriqueiro de criticar as ações de desconhecidos, por exemplo. Nós temos esse defeito asqueroso, essa mania de estar a todo tempo com pensamentos críticos, ou pior, falas extremamente agressivas contra pessoas que, muitas vezes, sequer conhecemos pessoalmente, sequer temos conhecimento de, pelo menos, parte da sua história ou motivações.
A Bíblia faz um relato sobre uma mulher chamada Raabe, que era prostituta. Não mentem os que dizem ser essa "profissão", a mais antiga que existe. Visto que, a "ocupação" de Raabe foi citada no Velho Testamento, ou seja, antes da vinda de Cristo. E, é muito complexo tentar exercer nossa velha mania (julgar) quando a pessoa em questão é essa mulher tão surpreendente!
Se lermos Josué 2, não podemos fugir da realidade de que ela era temente a Deus! Uma prostituta temente a Deus, como é possível? Ela confessou a magnitude de Deus para os dois homens de Deus que estavam em sua casa, dizendo:

"porque o SENHOR vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra."

É fato que, se vivia na prática do pecado, como a Bíblia relata, ela não agia em acordo com aquilo que, no seu coração, já havia crido e determinado: a majestade e soberania de Deus.
Mas, mesmo assim, ela não só confessou que só o Senhor é Deus, mas também, deu abrigo aos dois homens que vieram em nome dEle à sua casa e os protegeu contra os que foram mandados pelo rei para capturá-los.
Raabe não vivia fechada na vida em que levava, ela não era uma mulher à margem da sociedade da época. Nos versos 9 e 10 do capítulo 2 de Josué, ela cita com detalhes todos os feitos do Senhor em prol do povo de Israel; cita com temor e tremor! Ela sabia de tudo o que Deus fazia por aqueles que são dEle.
Raabe era prostituta e ainda, mentiu para proteger dois homens de Deus... Motivos para fazermos mal juizo dela não nos falta, mas, e se escolhermos aprender com ela, sem mentir, mas confessando que só o Senhor é Deus e temendo diante do Seu poder?

>>> "quem não tiver pecado, atire nela a primeira pedra!..."

Nenhum comentário: