quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Falar pra Ganhar!

ATOS 14:1

“Em Icônio entraram juntos na sinagoga dos judeus e falaram de tal modo que creu uma grande multidão tanto de judeus como de gregos.”

Hoje Deus quer nos ensinar sobre o nosso modo de falar >


Cada pessoa que passa por nós e com a qual temos a oportunidade de conversar ou simplesmente pedir ou dar uma informação, é alguém que Deus quis que passasse em nosso caminho. Além, claro, das pessoas com as quais convivemos frequentemente.
E porque Deus coloca certas pessoas na nossa vida, ou porque justamente aquela pessoa passa por nós na rua?... Muitas vezes, pessoas de quem a companhia não nos agrada... Ou então, de manhã, dentro do ônibus, tudo o que queremos é ficar em silêncio até chegar ao trabalho, escola... De preferência ir cochilando até o destino; mas Deus permite que alguém sente ao nosso lado e comece a conversar. E isso é péssimo!
Só que, Ele tem um próposito nessas ocasiões, bem como em todas do nosso dia-a-dia.
Nos aprofundando no estudo dessa pequena passagem do livro de Atos, vemos a importância de saber conversar, aprender a melhor maneira de falar com as pessoas.
Existe algo tão importante chamado: “Entrevista de Emprego”. Em todas as empresas, todos os comércios e instituições, qualquer lugar que deixarmos um currículo esperando uma contratação profissional, caso o contratante se interesse por nosso perfil curricular, seremos chamados à tão temida entrevista de emprego. E porquê? Porque a comunicação oral é fator determinante pra descobrir se uma pessoa será ou não um (a) bom (a) funcionário (a). A forma de falar, no caso do comércio, a forma de atender um cliente já conta em grande parte para efetuar ou não uma boa venda. Com a nossa fala, abrimos ou fechamos portas. Tem pessoas que conseguem ter apenas um contato com um (a) possível novo (a) amigo (a), porque decepcionam já no primeiro “bate-papo” e, ninguém quer no seu ciclo de amizades uma pessoa que não saiba conversar com educação, respeito, que não seja aberta ao humor, que seja intolerante...
E como então, ganhar alguém pra Jesus falando? Na verdade, a maneira mais eficaz de influenciar alguém é com ações, não palavras. Jesus foi mudo para a morte, como um cordeiro, diz a palavra; mesmo assim, com essa atitude, deixou a mais impactante mensagem de amor e redenção que o mundo já viu! Mas, também temos que pregar e falar do amor de Deus para todos à nossa volta.
Será que se fizermos uma abordagem incoerente com esse amor divino, vamos obter a atenção de quem quer que seja às nossas palavras posteriores? Certamente não.
A Bíblia conta uma parte da história de uma mulher samaritana (João 4:7) e a forma como Jesus iniciou uma conversa com ela. A intenção de Jesus era uma só desde sempre: salvá-la. Mas não foi Sua intenção santa que Ele a fez saber a princípio, mas Seu cuidado, Sua despretenção, Sua simplicidade e, especialmente, Sua EDUCAÇÃO que Ele dispensou a ela desde que a abordou. Não adianta falarmos A VERDADE da forma errada, sobretudo para alguém que não teve experiência com Deus! Primeiro, porque a pessoa não vai compreender. Segundo, mesmo se ela escolher (por um milgre) entender o que estamos dizendo daquela forma equivocadíssma, não vai enxergar motivos suficientes para aceitar a mensagem que estamos passando.
Os fariseus que foram enviados para deter Jesus, voltaram sem Lhe por as mãos, tocados por Suas PALAVRAS! Dizendo que nunca tinham visto alguém falar como Ele (João 7: 45 - 46).
Aqui em Atos 14:1, vemos que o que determinou a conversão de um grande número de pessoas, foi a forma que os discípulos falaram sobre o evangelho de Jesus.
Oremos pedindo ao Senhor o domínio próprio sobre a nossa língua, que ela não maldiga, que não seja precipitada, que não aja com arrogância afastando as pessoas da fé de Jesus. Que a nossa fala leve sempre brandura e educação. Que o Espírito Santo sele a nossa língua para consolar os que choram e que todas as palavras que saírem da nossa boca sejam suaves, ensinadas pela mansidão de Jesus, nosso Senhor!

Nenhum comentário: