terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Pequena Semente, Frutos do Reino!

"Jesus disse:

– Com o que o Reino de Deus é parecido? Que comparação posso usar? Ele é como uma semente de mostarda que um homem pega e planta na sua horta. A planta cresce e fica uma árvore, e os passarinhos fazem ninhos nos seus ramos."

Na minha opinião, o que há de mais rico nas pregações de Jesus são Suas analogias. As comparações que Ele fazia para que, os que O ouvissem, entendessem exatamente o que Ele queria dizer. E, na maioria das vezes, usava tais comparações para expor a definição do Seu reino.

Um grão de mostarda -
A semente da mostarda é a menor de todas e, por mais de uma vez, Jesus cita-a dando a ela um valor extremo e incomparável!
No verso em questão, Ele nos mostra algo tão simples, mas, ao mesmo tempo, lindo! Ele nos deixa claro que, de coisas pequenas e aparentemente insignificantes, Deus faz surgir coisas grandiosas! À partir de pequenas atitudes, vamos nos aproximando do Reino de Deus e abençoando outros.

"A planta cresce..." - quando buscamos ao Senhor e obedecemos Sua lei, crescemos espiritualmente e pessoalmente. Somos pessoas melhores e mais felizes. Ficamos mais sensíveis e cada dia mais sedentos por tê-lO mais presente no nosso dia-a-dia, em cada momento dele.

"e fica uma árvore..." - Por fim, somos uma planta formada. Grande, vistosa e cheia de frutos! Somos mais que um ser vivo simplesmente, somos eternos! Fomos enraizados na Rocha que é Jesus e alcançamos a dádiva da vida eterna no céu. Temos futuro nEle (futuro certo!) e Ele se agrada de nós por ver o que nos deixamos tornar por Suas mãos. Ele se alegra porque nossos frutos alimentam a muitos, Seus filhos amados.

"...e os passarinhos fazem ninhos nos seus ramos." - essa é nossa vocação, essa é a essência do Reino de Deus: servir! Deus faz de nós Sua casa, morada do Seu Espírito, para que aprendamos com Ele e sejamos "casa" de outras pessoas também. Ele quer nos ensinar a ser refúgio, aconchego, ombro amigo, abraço, olhar carinhoso, sorriso, acolhimento... Isso é ser casa e abrigo para os que precisam de Deus. É levar Deus nas nossas ações, desde um olhar!
Esse é o Reino de Deus: ninho para amparar os necessitados e proteger a todos nós, Seus passarinhos!...

Nenhum comentário: